Arq. Flavio Bicalho – Presidente da ABDEH
"Em tempos de crise mundial, apontar perspectivas para o futuro é sempre muito difícil, pois alguns fatores não dependem só do País. No entanto, até o momento, o Brasil ainda foi pouco afetado, se compararmos com o mercado norte-americano, europeu e mesmo o asiático.
Se o PIB diminui, temos uma certeza, os recursos para a área de saúde também serão afetados, uma vez que o montante de dinheiro na área pública está diretamente ligado a estes números. Neste cenário, provavelmente teremos um menor investimento na área de construções de estabelecimentos de saúde, pelo menos na área pública.
No entanto, até o momento, o que vemos são pequenas e grandes empresas investindo na reforma ou mesmo na construção de novos hospitais e clínicas. Não temos tido notícia de muitas empresas que pararam, adiaram ou cancelaram seus projetos de novas construções.
Algumas alternativas estão sendo colocadas na mesa, como uma parceria público-privada que o governo do Distrito Federal está colocando em marcha para a construção de hospitais, algo inédito na capital. Também no Distrito Federal, onde eu moro e tenho maior contato com o mercado, tenho visto grandes grupos da área da saúde como outros menores investindo em projetos de novos hospitais ou estabelecimentos de suporte a estes. O risco de parar os investimentos em novos projetos é ficar para trás num mercado em que a tecnologia na área da medicina e afins avança atropelando a todos que ficam parados. Temos dito que um hospital que não tem obras parou no tempo e, daqui a pouco, não terá mais pacientes.
Investimentos na área de infra-estrutura física são volumosos e de longo prazo. Um projeto de arquitetura e de engenharia para um hospital pode demorar mais de um ano para ser executado. Uma obra, muito mais. Portanto, há que se planejar com tempo para que tudo dê certo e neste sentido, mesmo com o mercado financeiro em crise, os investimentos não serão afetados de imediato.
A Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH) a cada dia cresce mais e isto reflete o interesse de arquitetos, engenheiros e outros profissionais neste segmento de saúde. Nossas perspectivas para 2009 são de um ano repleto de realização de eventos por todo o País, com cursos, palestras, seminários e visitas técnicas, pois a cada dia os profissionais e as empresas nos procuram para conhecer as novidades. Isto mostra que, apesar da crise, as coisas não param, talvez somente tenhamos alterado um pouco a rota."
Av. Marquês de São Vicente, 446, Sala 301 01139-000 - Barra Funda, São Paulo - SP
Fone: (11) 5056-1434 - abdeh@abdeh.org.br